• Seed Doze
  • Posts
  • 🌱 Aprofunde suas relações!

🌱 Aprofunde suas relações!

🌱 Aprofunde suas relações!

No Seed 🌱 de hoje, analisaremos um artigo que nos mostra como conversar melhor e aprofundar nossas relações mais rasas!

Hoje falaremos sobre:

  • Nós avaliamos nossas relações de forma pessimista

  • Como aprofundamos nossas relações, então?

Nós avaliamos nossas relações de forma pessimista

Observação: no último Seed 🌱 , vários de vocês expressaram que gostariam de artigos mais profundos que analisem um artigo de forma completa. Então hoje faremos dessa forma! Esperamos que gostem

Há muita literatura científica sobre amizades e como elas são formadas. O campo da Psicologia, especificamente, estuda muito como os nossos pensamentos influenciam nossas ações e interações, e como muitas vezes pensamentos pessimistas nos sabotam de atingir nossos objetivos.

Em um artigo que realizou 7 experimentos diferentes com pessoas em relações percebidas como mais “rasas” (como colegas de trabalho que falam de vez em quando), e algumas poucas com relações mais profundas. Analisou-se através de entrevistas com ambos os participantes de que a maioria pensava que o outro não ligaria tanto para o que tinham para dizer. Também pensavam que conversas mais “superficiais” seriam menos esquisitas e fluiriam mais naturalmente, enquanto conversas mais profundas deixariam as coisas estranhas entre ambos, e ficariam sem coisas para falar.

Este tipo de pensamento geralmente é seguido por ações que os confirmam: se pensamos que alguém não gosta de nós, tendemos a evitar essa pessoa e tratá-la de forma menos calorosa, confirmando nossa crença pré-concebida.

Como aprofundamos nossas relações, então?

A solução é mais simples do que parece!
Em alguns dos experimentos, eles deixaram os participantes terem conversas mais superficiais, como normalmente acontece entre eles. Conversas sobre o tempo, notícias, trabalho e afins.

Como esperado, essas conversas foram curtas, com maiores silêncios, e no final não foi percebida nenhuma melhora na relação de ambos, nem uma mudança na percepção que já tinham um do outro.

Porém em alguns experimentos, os cientistas falaram com um dos participantes previamente, instruindo-os a puxar uma conversa mais profunda, desabafando sobre seus problemas, falando sobre suas angústias e até compartilhando percepções quanto a relação de ambos.

Nesses casos, descobriram algumas coisas:

O outro indivíduo se importava muito mais do que o primeiro tinha a dizer do que ele achava, normalmente fazendo perguntas subsequentes para entender melhor seus pensamentos e sentimentos, e ficando genuinamente interessados na conversa.

As pessoas se sentiam muito mais conectadas umas com as outras com conversas mais profundas em comparação com conversas rasas.

Os pesquisadores também perceberam que aqueles participantes que tinham relações mais profundas tendiam a avaliar melhor o interesse do outro na conversa, sugerindo que há uma “barreira” social em qualquer relação rasa, mas que é facilmente derrubada, como visto nesses experimentos, através de esforços vindo de pelo menos um dos participantes para aprofundar a relação.

Basicamente, se você quer conexões profundas, sejam elas amizades ou até relações amorosas, basta ignorar aquela dúvida que você tem e simplesmente se abrir mais! A ciência diz que você é muito pessimista ao avaliar o quanto as pessoas vão se interessar por você, e será recompensador para ambos se você fizer o esforço de puxar assuntos profundos!

Esperamos que isso te ajude, e até o próximo Seed 🌱 

Referências

Kardas, M., et al., Journal of Personality and Social Psychology, Vol. 122, No. 3, 2022