- Seed Doze
- Posts
- 🌱 A ciência por trás de um relacionamento saudável
🌱 A ciência por trás de um relacionamento saudável
🌱 A ciência por trás de um relacionamento saudável
A pedido de vocês, Seed 🌱 de hoje iremos examinar o que as pesquisas dizem sobre como manter um relacionamento amoroso de qualidade!
Os assuntos serão:
O conceito de “manutenção” em relacionamentos
Quais comportamentos melhoram um relacionamento?
Que conclusões podem ser tiradas?
O conceito de “manutenção” em relacionamentos
Para medir a qualidade de relacionamentos amorosos duradouros, vários pesquisadores tentaram definir fatores em comum na “manutenção” destes relacionamentos, ou seja, nos comportamentos e pensamentos que são utilizados de forma consciente ou inconsciente que acabam, por consequência, mantendo a qualidade dele.
A princípio, foram identificados por Canary e Stafford (1992) cinco fatores, sendo eles positividade (interagir com seu cônjuge de forma alegre, otimista e não crítica), abertura (discutir diretamente seus sentimentos e necessidades na relação), compartilhamento de tarefas, garantias (comunicações que salientam a intenção de continuar no relacionamento) e rede (terem uma rede pessoas em comuns, podendo ser familiares, amigos ou outros, que ambos mantém contato).
Pensar sobre esses fatores em seu relacionamento já irão ajudar a melhorá-lo!
Quais comportamentos melhoram um relacionamento?
Como muitas coisas na ciência, a resposta é “depende”. Diversos autores deixaram claro que não existe uma lista de comportamentos que funcionam para todos os relacionamentos, pois cada um terá características distintas. Dito isso, listaremos alguns fatores que foram identificados como mantedores da relação, e cabe a você refletir se eles fazem sentido para o seu relacionamento.
Claras expectativas para o futuro: um tema em comum em várias pesquisas é a ideia que os membros da relação tem para o futuro dela. Comunicação assertiva sobre suas intenções e esperanças pode servir como motivação para os membros trabalharem para fazer as coisas darem certo. A ideia aqui é que reduzir a incerteza é uma das melhores formas de aumentar a qualidade de certos relacionamentos.
Inclua o outro no seu mundo: uma das teorias sobre o comportamento humano é que nós buscamos expandir nós mesmos, ou seja, nos incluir no mundo através da busca de recursos e expansão de perspectivas, para dessa forma se adaptar melhor ao ambiente. Esta perspectiva também é usada para analisar relacionamentos, onde incluir o outro no seu mundo compartilhando recursos e perspectivas é uma forma de aumentar o seu senso de “eu”. Casais que percebem os recursos, ganhos e perdas como algo conjunto dos dois tem mais proximidade e satisfação nele. Ou seja, uma forma de aumentar a satisfação no relacionamento é tratar as necessidades do outro como uma extensão das suas necessidades, e compartilhar os recursos (não só físicos, mas também sociais e simbólicos!) entre si.
Tente igualar os esforços: outro aspecto muito importante observado em vários relacionamentos é a quantidade de esforço que ambos percebem o outro fazendo para o relacionamento. Esforços podem incluir não só as tarefas de casa/cuidar dos filhos, mas também abertura emocional, disponibilidade para conversar sobre decisões e problemas, além de fazer gestos românticos. Há uma associação grande entre um dos lados estar se esforçando mais (ou ter esta percepção) e uma má qualidade do relacionamento.
Que conclusões podem ser tiradas?
Todo relacionamento é diferente, pois seus membros sempre tem objetivos e expectativas diferentes. Não há uma fórmula científica para se amar corretamente, mas o que se pode tirar das pesquisas é que examinar ativamente o relacionamento e adaptando seu comportamento para a individualidade dele é o que vai, a longo prazo, ajudá-lo a se manter firme e forte. O que esperamos que você tire deste Seed 🌱 é que existem várias lentes para você observar o seu relacionamento, basta você refletir e escolher qual encaixa mais para você.
Estamos preparando surpresas para o futuro não tão distante, então se você gosta do nosso conteúdo de alta performance, saiba que em breve teremos uma novidade ótima!
Referências
Canary, D. J., & Stafford, L. (1992). Relational maintenance strategies and equity in marriage. Communications Monographs, 59(3), 243-267.
Ogolsky, B. G., & Stafford, L. (2023). A systematic review of relationship maintenance: Reflecting back and looking to the future. Personal Relationships, 30(1), 19-43.