• Seed Doze
  • Posts
  • 🌱 Ciência explica como aprender instrumentos musicais pode te ajudar

🌱 Ciência explica como aprender instrumentos musicais pode te ajudar

🌱 Ciência explica como aprender instrumentos musicais pode te ajudar

No Seed 🌱 de hoje iremos analisar como alguns estudos evidenciaram diferentes benefícios para aqueles que treinaram algum instrumento musical.

Hoje falaremos sobre:

  • Quanto mais cedo começar, melhor

  • Algumas habilidades aprendidas podem ser transferidas para outras áreas da vida

  • Os efeitos ficam mais significantes a longo prazo

  • Uma pequena enquete para nos ajudar a criar artigos futuros!

Quanto mais cedo começar, melhor

Vários estudos demonstraram que aprender um instrumento musical mais cedo no desenvolvimento humano é associado com maiores benefícios, teorizando ser por causa da maior plasticidade (flexibilidade) do cérebro. Estudos com crianças pré-escolares demonstraram maior inteligência não-verbal naquelas que praticaram um instrumento comparado às que não fizeram isso.

Algumas habilidades aprendidas podem ser transferidas para outras áreas da vida

Alguns estudos mostraram que o desenvolvimento da memória verbal e visual, que eram muito exercitados durante o treinamento, permanecia consistente em outras tarefas não relacionadas. Além disso, participar de contextos musicais com outras pessoas, como aulas em grupo ou envolver-se em bandas, tem relação positiva com maiores habilidades sociais, desenvolvimento emocional e de empatia, além de maior qualidade de vida e autoestima elevada.

Os efeitos ficam mais significantes a longo prazo

O que se mostrou consistentemente é que os benefícios citados acima não se demonstraram em pouco tempo, mas sim em um longo período de prática constante. A exceção disso são os benefícios sociais, e todos os benefícios que são associados com adicionar uma hobby pessoal na sua rotina, como, por exemplo, a redução do estresse e chance de desenvolver um Burnout como visto anteriormente em nossa Seed sobre o assunto.

O que você gostaria de ver no futuro?

Gostaríamos de pesquisar um pouco mais sobre os interesses de nossos assinantes para o futuro! Temos muitas ideias de assuntos para tratar, mas queremos saber quais vocês tem mais interesse.

Qual dessas opções te interessa mais para um artigo futuro?

Login or Subscribe to participate in polls.

Referências

Hanna-Pladdy, B., & Gajewski, B. (2012). Recent and past musical activity predicts cognitive aging variability: direct comparison with general lifestyle activities. Frontiers in human neuroscience, 6, 198.

Román-Caballero, R., Vadillo, M. A., Trainor, L. J., & Lupiánez, J. (2022). Please don't stop the music: A meta-analysis of the cognitive and academic benefits of instrumental musical training in childhood and adolescence. Educational Research Review, 35, 100436.

Roden, I., Kreutz, G., & Bongard, S. (2012). Effects of a school-based instrumental music program on verbal and visual memory in primary school children: a longitudinal study. Frontiers in psychology, 3, 572.

Jakobson, L. S., Lewycky, S. T., Kilgour, A. R., & Stoesz, B. M. (2008). Memory for verbal and visual material in highly trained musicians. Music Perception, 26(1), 41-55.