- Seed Doze
- Posts
- 🌱 Ciência explica como aprender instrumentos musicais pode te ajudar
🌱 Ciência explica como aprender instrumentos musicais pode te ajudar
🌱 Ciência explica como aprender instrumentos musicais pode te ajudar
No Seed 🌱 de hoje iremos analisar como alguns estudos evidenciaram diferentes benefícios para aqueles que treinaram algum instrumento musical.
Hoje falaremos sobre:
Quanto mais cedo começar, melhor
Algumas habilidades aprendidas podem ser transferidas para outras áreas da vida
Os efeitos ficam mais significantes a longo prazo
Uma pequena enquete para nos ajudar a criar artigos futuros!
Quanto mais cedo começar, melhor
Vários estudos demonstraram que aprender um instrumento musical mais cedo no desenvolvimento humano é associado com maiores benefícios, teorizando ser por causa da maior plasticidade (flexibilidade) do cérebro. Estudos com crianças pré-escolares demonstraram maior inteligência não-verbal naquelas que praticaram um instrumento comparado às que não fizeram isso.
Algumas habilidades aprendidas podem ser transferidas para outras áreas da vida
Alguns estudos mostraram que o desenvolvimento da memória verbal e visual, que eram muito exercitados durante o treinamento, permanecia consistente em outras tarefas não relacionadas. Além disso, participar de contextos musicais com outras pessoas, como aulas em grupo ou envolver-se em bandas, tem relação positiva com maiores habilidades sociais, desenvolvimento emocional e de empatia, além de maior qualidade de vida e autoestima elevada.
Os efeitos ficam mais significantes a longo prazo
O que se mostrou consistentemente é que os benefícios citados acima não se demonstraram em pouco tempo, mas sim em um longo período de prática constante. A exceção disso são os benefícios sociais, e todos os benefícios que são associados com adicionar uma hobby pessoal na sua rotina, como, por exemplo, a redução do estresse e chance de desenvolver um Burnout como visto anteriormente em nossa Seed sobre o assunto.
O que você gostaria de ver no futuro?
Gostaríamos de pesquisar um pouco mais sobre os interesses de nossos assinantes para o futuro! Temos muitas ideias de assuntos para tratar, mas queremos saber quais vocês tem mais interesse.
Qual dessas opções te interessa mais para um artigo futuro? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Referências
Hanna-Pladdy, B., & Gajewski, B. (2012). Recent and past musical activity predicts cognitive aging variability: direct comparison with general lifestyle activities. Frontiers in human neuroscience, 6, 198.
Román-Caballero, R., Vadillo, M. A., Trainor, L. J., & Lupiánez, J. (2022). Please don't stop the music: A meta-analysis of the cognitive and academic benefits of instrumental musical training in childhood and adolescence. Educational Research Review, 35, 100436.
Roden, I., Kreutz, G., & Bongard, S. (2012). Effects of a school-based instrumental music program on verbal and visual memory in primary school children: a longitudinal study. Frontiers in psychology, 3, 572.
Jakobson, L. S., Lewycky, S. T., Kilgour, A. R., & Stoesz, B. M. (2008). Memory for verbal and visual material in highly trained musicians. Music Perception, 26(1), 41-55.