- Seed Doze
- Posts
- 🌱 A ciência por trás do alongamento
🌱 A ciência por trás do alongamento
🌱 A ciência por trás do alongamento
Muitas vezes subestimamos a importância do alongamento muscular nas nossas práticas fÃsicas recorrentes e na nossa rotina como um todo. No Seed 🌱 de hoje será mostrado que o ato de alongar-se deve ser algo presente da vida de qualquer um e não pode continuar sendo ignorado pela maioria.
Principais benefÃcios do alongamento
O aumento da flexibilidade
A melhora da postura
Maior amplitude de movimento
Relaxamento muscular pós-exercÃcio
Melhor consciência corporal em qualquer prática fÃsica
Como o alongamento pode auxiliar nos treinos
O ato de contrair o músculo de forma excêntrica (esticá-lo) melhora a irrigação do músculo alongado, o que é benéfico para a recuperação e remoção do ácido lático (responsável pela fadiga muscular) pós treino. Além disso, o alongamento é um dos fatores contribuintes para melhora da capacidade de contração do músculo consequentemente agindo no aumento da força do mesmo. Não se esqueça, músculo encurtado não cresce, nem fortalece!
Prevenção de dores
O alongamento estático tem a capacidade de diminuir aquela dorzinha chata nos músculos alguns dias após uma sessão de exercÃcio intensa quando praticado logo após o treino. Ademais, o alongamento não serve apenas para aqueles que praticam atividade fÃsica, ele também pode ser um grande aliado das pessoas que passam o dia sentadas trabalhando e precisam aliviar ou se precaver contra dores lombares ou em outra parte do corpo. Segundo estatÃsticas, a famosa dor na lombar acomete, pelo menos uma vez na vida, 70% a 80% dos adultos e é uma das principais causas de aposentadoria por invalidez. Vale se prevenir, não é?
Como devo me alongar?
Nesse Seed 🌱 te daremos algumas dicas de como praticar o alongamento estático ativo, aquele que pode ser posto em prática por qualquer um apenas com o próprio corpo. Primeiro, escolha um músculo alvo que precisa ser aliviado, a seguir ache uma posição na qual ele possa ser esticado gradativamente e à medida que ele for relaxando, aumente a tensão sobre ele e segure na posição que gere um ligeiro desconforto por 30 segundos. Repita essa sequência para cada membro quantas vezes for necessário.
Assim, concluÃmos o Seed 🌱 de hoje! Esperamos instigar você a pelo menos tentar a prática de alongamento muscular. Se precisar, pesquise algum vÃdeo que possa te ajudar mostrando-lhe posições para alongamento. Seu corpo agradece!
Referências
Durigon, O. F. S. Alongamento muscular. Rev. Fisioter. Univ. São Paulo., 2 (2): 72 - 8, ago. / dez., 1995
FRANçA, Fabio Jorge Renovato. Estabilização segmentar lombar, fortalecimento e alongamento no tratamento da lombalgia crônica : um estudo comparativo [doi:10.11606/D.5.2009.tde-05032010-140030]. São Paulo : Faculdade de Medicina, University of São Paulo, 2009. Master's Dissertation in Movimento, Postura e Ação Humana. [cited 2024-07-26].