- Seed Doze
- Posts
- 🌱Como manter a atenção, segundo a ciência
🌱Como manter a atenção, segundo a ciência
🌱Como manter a atenção, segundo a ciência
Neste Seed 🌱, abordaremos o tema sobre atenção, tão necessitada no mundo rápido e distraÃdo em que vivemos.
Hoje falaremos sobre:
O que é a atenção e o foco
Os benefÃcios da atenção
Como ter mais foco e concentração nos estudos ou no trabalho
Atenção e foco, qual a diferença?
A atenção está relacionada com o meio externo, é a capacidade de direcionar a sua consciência a determinado estÃmulo. Já o foco é a habilidade de dirigir a atenção a certa atividade por um determinado perÃodo de tempo. Dessa forma, os dois se correlacionam e são essenciais na realização de tarefas diárias.
Os benefÃcios da atenção
Acionar sua consciência voluntariamente nos estudos ou no trabalho (e até mesmo na prática de exercÃcios) pode lhe trazer muitas vantagens. Algumas delas sendo:
melhora a aprendizagem
torna a memória mais duradoura
o resgate de informações no seu cérebro fica mais veloz
a capacidade de reter e armazenar conhecimento aumenta
resolver problemas fica mais fácil
Como ter mais foco e concentração nos estudos e no trabalho
A atenção e o foco voluntários são treináveis e como tudo na vida, com prática e tempo sua habilidade de concentração é desenvolvida. Aqui listamos dicas que podem transformar seu foco.
Reduzir o número de estÃmulos no seu ambiente. Logo, desligar o celular, fechar abas extras no seu computador e escolher um lugar silencioso são essenciais.
Dividir a tarefa em partes menores e de preferência em blocos de no máximo 90 minutos.
Cuidar do seu corpo é necessário para ter uma mente funcional. ExercÃcios fÃsicos, meditação (já mencionada em outro Seed🌱) e sono adequado são indispensáveis.
Além disso, você precisa ser capaz de gerenciar suas emoções para conseguir focar em algo. A exposição excessiva a noticiários e informações invadem sua clareza mental, assim, diminuir o tempo diário de telas deve ser um objetivo.
Referências
Simões, P. M. U.. (2014). Análise de Estudos sobre Atenção Publicados em Periódicos Brasileiros. Psicologia Escolar E Educacional, 18(2), 321–330. https://doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0182754