• Seed Doze
  • Posts
  • 🌱Maneiras científicas de melhorar sua memória

🌱Maneiras científicas de melhorar sua memória

🌱 Maneiras científicas de melhorar sua memória

No Seed 🌱 de hoje, tentaremos um formato diferente: mostraremos dicas rápidas e práticas para melhorar sua memória, comprovadas cientificamente!

Mudança de hábitos que melhoram a memória

Aqui estão alguns hábitos que você pode tentar encaixar em sua rotina para melhorar a sua memória

Faça exercícios físicos regularmente: Este tipo de atividade aumenta a circulação de sangue no geral, incluindo o cérebro, melhorando sua cognição.

Durma bem consistentemente: O sono é quando seu cérebro organiza as informações do dia. Priorize seu sono em sua rotina!

Exercite sua mente regularmente: Pense em sua memória como um músculo: exercite-o para não atrofiar! Faça palavras-cruzadas, jogue jogos que estimulam a memória, etc. Qualquer atividade que você possa fazer semanalmente (ou até diariamente se possível)! Não precisa ser algo longo.

Antes de continuarmos, gostaria de lhes convidar para conhecer nosso eBook:

Confira o nosso eBook: 25 Hacks Científicos

Gostou desse formato mais direto? Você sabia que temos um eBook com 25 “mini-seeds” para melhorar seus estudos, sua produtividade, relações e muito mais? Todos eles com base científica, e focados em serem práticos e aplicáveis na sua rotina!

Adquira o seu aqui:

Continuando com nossas dicas:

Atividades específicas para melhorar a memória

Foque em uma tarefa/estudo ao mesmo tempo: Pode até parecer que fazer múltiplas atividades ao mesmo tempo, como estudar dois conteúdos alternadamente, exercite mais o cérebro. A verdade é que pesquisas indicam que isso apenas atrapalha a sua memória do que foi feito/aprendido em ambas as tarefas. Foque em apenas uma até terminá-la.

Teste o seu conhecimento: Elabore maneiras de testar o que foi aprendido depois, como flashcards. Isso não só melhora sua motivação para estudar (o que é um fator importantíssimo para que se faça qualquer atividade com qualidade), como também te dá uma maneira de saber quais são as brechas no seu conhecimento para que estude mais e memorize melhor.

Tente associar o conhecimento com algo sonoro ou visual: Esta é uma técnica que profissionais em memorização (sim, isso existe!) utilizam para memoriar coisas complexas, como a ordem de um baralho de 52 cartas, por exemplo. Funciona assim: quando você tem que lembrar de algo, tente associá-lo com um som ou imagem. Por exemplo, você pode criar rimas e até pequenas melodias para lembrar a senha do banco. Ou você pode criar uma “sala” imaginária com objetos que podem ser associados com aquilo que você pode lembrar.

Um exemplo prático: Você precisa lembrar que todo domingo, às 18:00, haverá um artigo novo da seed12. Você decide então criar uma sala imaginária para lembrar deste fato. Nesta sala, você imagina que em um canto há um vaso de vidro, com uma sementinha que recém está desabrochando em uma planta, nela há um relógio sem pilha, que marca 12 horas. Isso te lembrará de seed (semente) e 12. No centro da sala, há uma estátua gigante de um flamingo, pois ele te lembra da palavra domingo. E por último, há uma grande janela aberta na sala, onde sempre está acontecendo o pôr do sol. Isso te lembra de 18:00 horas.

Imaginar essa sala pode ser mais fácil do que lembrar da informação original, e então toda vez que você esquecer de alguma parte dela, retome essa sala na sua cabeça para lembrar disso.

E aí, gostou? Nos vemos no próximo Seed 🌱 , consulte seu palácio mental para saber quando!

Referências

Fayzullayev, F., & Absalamov, H. (2024, November). THE WAYS OF IMPROVING MEMORY. In INTERNATIONAL CONFERENCE ON INTERDISCIPLINARY SCIENCE (Vol. 1, No. 11, pp. 198-201).