• Seed Doze
  • Posts
  • đŸŒ± Seu pior pesadelo: Uma noite mal dormida

đŸŒ± Seu pior pesadelo: Uma noite mal dormida

đŸŒ± Seu pior pesadelo: Uma noite mal dormida

Muitos de vocĂȘs requisitaram um material sobre o sono, e nĂłs ouvimos! Estamos fazendo uma reprise deste Seed đŸŒ± que a maioria de vocĂȘs nĂŁo viu.

O que serĂĄ falado:

  • Como a falta de sono se instaura lentamente

  • As consequĂȘncias da privação de sono

  • Como voltamos a dormir bem?

 

Como a falta de sono se instaura lentamente

Cada pessoa tem uma quantidade de sono “ideal” diferente, e dormir menos do que essa quantidade causa Privação de Sono (PS), que contĂ©m consequĂȘncias que vĂŁo acumulando quanto mais PS vocĂȘ adquirir sem compensar com sono extra. Quanto maior a sua privação de sono (especialmente se for na mesma noite), piores as consequĂȘncias. Enquanto muitas delas sĂŁo sentidas jĂĄ no dia seguinte, vĂĄrias outras vĂŁo sendo carregadas com vocĂȘ por muito mais tempo.

As consequĂȘncias da privação de sono

VocĂȘ provavelmente jĂĄ conhece as consequĂȘncias da PS a curto prazo, como sonolĂȘncia, irritabilidade, confusĂŁo mental e afins. Mas a PS tambĂ©m pode piorar sintomas de transtornos como depressĂŁo e ansiedade (assim como esses transtornos podem afetar o sono). Algumas pesquisas apontam para maior agressividade e raiva em homens sofrendo de PS.

O sistema de recompensas do cĂ©rebro tambĂ©m Ă© afetado, aumentando a incidĂȘncia de dependĂȘncias como alcoolismo. MĂșltiplos tipos de formação e resgate de memĂłrias tambĂ©m sĂŁo afetados, assim como a capacidade de tomada de decisĂ”es e execução de tarefas complicadas!

E como voltamos a dormir bem?

ExercĂ­cio fĂ­sico Ă© um dos principais remĂ©dios para o sono ruim, contanto que nĂŁo seja feito perto do horĂĄrio de dormir. Ele aumenta a qualidade do sono, diminui a demora para dormir, e reduz a fragmentação do sono (acordar uma ou mais vezes durante a noite). É recomendado que esse exercĂ­cio seja feito de manhĂŁ.

ReferĂȘncias

Santos-Coelho, F. M. (2020). Impacto da privação de sono sobre cérebro, comportamento e emoçÔes. Medicina Interna de México, 36(S1), 17-19.

Martins, P. J. F., Mello, M. T. D., & Tufik, S. (2001). ExercĂ­cio e sono. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 7, 28-36.

Antunes, H. K. M., Andersen, M. L., Tufik, S., & De Mello, M. T. (2008). Privação de sono e exercício físico. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 14, 51-56.