• Seed Doze
  • Posts
  • 🌱 Um olhar científico sobre a produtividade

🌱 Um olhar científico sobre a produtividade

🌱 Um olhar científico sobre a produtividade

No Seed 🌱 de hoje, iremos mostrar o que a ciência tem a dizer sobre produtividade:

Hoje falaremos sobre:

  • Bem-estar está fortemente ligado com produtividade

  • Algumas dicas práticas para melhorar o ambiente de trabalho

Bem-estar está fortemente ligado com produtividade

Recentemente, a discussão sobre escala 6×1 de trabalho está repercutindo pelas redes sociais, e um dos argumentos a favor dela é o aumento de produtividade. Afinal, se trabalharmos por mais tempo, produzimos mais, correto? Não é o que a ciência diz: o bem-estar dos trabalhadores está diretamente associado com sua produtividade, até compensando a redução na carga horária! Uma revisão das pesquisas sobre produtividade revelou que trabalhadores do México que trabalham mais horas eram também os que produziam menos, e também eram compensados menos.

No geral, trabalhar menos horas equivale a maior felicidade e bem-estar no trabalho, consequentemente aumentando a produtividade.

O que você gostaria de ver mais?

Antes de continuarmos, queríamos saber de você! O que você está querendo ver em futuros Seeds 🌱 ?

Sinta-se livre para escrever sugestões específicas também!

Qual dessas opções te interessa mais para um artigo futuro?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Algumas dicas práticas para melhorar o ambiente de trabalho

Em nível administrativo:
Pesquisadores descobriram que aumentar o nível de confiança nos seus companheiros de trabalho também melhora muito a qualidade e quantidade da produção, e também é ligada com o bem-estar. Para isso, sugere-se intervenções que afetam diretamente isso, como comunicação aberta entre os níveis de funcionários, e uma rede de feedbacks para que o funcionário também saiba que outras pessoas confiam nele.

Condições materiais também estão intimamente ligadas com o bem-estar, então um salário justo e flexibilidade nos horários quando possível (para que se possa dar conta de demandas domésticas e de saúde) são fortes indicadores de felicidade no trabalho.

Boas lideranças também tem um grande poder transformativo em empresas, então é recomendado que os líderes tenham uma ligação boa e amistosa com os funcionários, tentando ao máximo se conectar com eles de forma igualitária.

Em outros níveis:

Buscar conhecer um pouco o trabalho de outras funções ajuda a desenvolver empatia e confiança naqueles que às executam, também diminuindo a sensação de isolamento na empresa.

O respeito aos outros também é um forte indicativo de um bom ambiente de trabalho, o que pode ser desenvolvido com ações de confraternização com os colegas de trabalho.

LEMBRE-SE: O bem-estar no trabalho é um indicativo de produtividade e lucro muito maior do que o tempo no trabalho. Trate bem seus funcionários, e eles lhe tratarão bem também!

Referências

Ocasal, D. L. M., Martínez, M. A. G., & Santos, N. Q. (2024). SUBJECTIVE WELL-BEING AND LABOR PRODUCTIVITY: A GLOBAL AND ORGANIZATIONAL PERSPECTIVE. Revista de Administração de Empresas, 64(5), e2023-0367.

Gamero, C. (2004). Satisfacción laboral de los asalariados en España: Especial referencia a las diferencias por género. Cuadernos de Economía, 27(4), 109-145.

Agarwal, S. (2020). Trust as a missing link between quality of work life and subjective well-being. Ingeniería solidaria, 16(1), 1-21.