- Seed Doze
- Posts
- 🌱 Usando anotações para aprender
🌱 Usando anotações para aprender
🌱 Usando anotações para aprender
Pedimos desculpas pela falta de um Seed 🌱 semana passada! Nesta semana, iremos analisar o que a ciência tem a dizer sobre o uso de anotações para aprender!
Hoje falaremos sobre:
Benefícios das anotações
Antes de continuarmos, uma recomendação!
Como utilizar as anotações corretamente
Benefícios das anotações
Há muita pesquisa investigando se anotações realmente ajudam no processo de aprendizado. Apesar de haver uma certa discussão no meio científico quanto a isso, a atual conclusão diz que sim, anotações ajudam a reter o conhecimento aprendido, mas deve haver um cuidado na forma que isso é realizado!
As anotações ajudam em duas formas:
Armazenamento externo de informação: isto é, as anotações ajudam a guardar a sua compreensão das informações para lembrá-lo futuramente e para reforçar estes conhecimentos.
Codificação das informações: enquanto você anota, seu cérebro funciona em um nível de processamento maior, compreendendo as informações mais facilmente e por mais tempo.
Antes de continuarmos, uma recomendação!
Se você gosta do nosso conteúdo e fala inglês, temos uma newsletter gratuita para te recomendar! A OptiMindInsights é uma newsletter com a proposta similar a nossa: fornecer conteúdo científico, trazendo os últimos artigos sobre alta performance e saúde mental!
Se você se interessou, deixamos aqui o link para você se inscrever gratuitamente:
https://www.optimindinsights.com/subscribe?_bhba=5d362d24-ba9a-4da1-aca2-1d0f4393fb40
Agora, continuando com nosso artigo:
Como utilizar as anotações corretamente
Dependendo da forma que você anotar as informações aprendidas, o benefício pode ser maior ou menor para você. Algumas pesquisas apontam formas mais eficientes de fazer suas anotações:
Fazer anotações em notebook é melhor do que na escrita à mão: isso acontece por causa da velocidade em que as anotações são realizadas, portanto há menos perda de informações novas que estão sendo passadas enquanto você anota.
Organize uma estrutura previamente, ou não organize nada: basicamente, tentar organizar as informações durante o processo de anotá-las atrapalha a sua performance, o melhor é ter uma estrutura pré-definida de anotações, ou simplesmente ir anotando as informações na medida que elas aparecem, de forma desorganizada, pois ambas as formas consistentemente mostraram maior efetividade e aprendizagem.
Faça anotações de maior qualidade: as pesquisas também mostram que anotar mais informações de forma mais clara é melhor do que anotar poucos pontos chaves. Pessoas que fizeram anotações de maior qualidade se saíram melhor em testes de memória do conteúdo aprendido. No geral, mais informação = mais memorização.
Agora você já sabe, anotar é uma parte essencial para aprender, mas faça isso de forma correta! Esperamos que gostem dessas dicas, até o próximo Seed 🌱!
Referências
Jansen, R. S., Lakens, D., & IJsselsteijn, W. A. (2017). An integrative review of the cognitive costs and benefits of note-taking. Educational Research Review, 22, 223-233.